Aqui pode descobrir as melhores atrações!

 ou 


Igreja Matriz de Rio Tinto (Gondomar)

(0 avaliações)

Foto: Luciene Lemos

A Igreja Matriz de Rio Tinto

A Igreja Matriz de Rio Tinto, também conhecida como Igreja Paroquial de Rio Tinto e Igreja de São Cristóvão, situa-se na freguesia e cidade de Rio Tinto, no Município de Gondomar, Distrito do Porto, Portugal. Imponente e sobranceira ao vale do Rio Tinto, esta igreja é um marco histórico e arquitetónico de grande importância para a comunidade local.

História e Arquitetura

O atual templo, dedicado a São Cristóvão, padroeiro da cidade, iniciou-se em 1768 sobre uma estrutura mais antiga, ligada ao extinto Mosteiro de São Cristóvão de Rio Tinto, de freiras beneditinas. Este local de culto apresenta uma só nave e é marcado por um arco cruzeiro ladeado por dois altares, Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Rosário, que separam o presbitério do resto do corpo da igreja. Dentro do arco cruzeiro, destaca-se o brasão Beneditino, um elemento de grande valor histórico e artístico.

Interior e Obras de Arte

No interior, a igreja destaca-se pelos seus vários altares em talha dourada, como os de Santa Luzia, São Bento das Pêras e Nossa Senhora das Dores, que abrigam diversas imagens de elevado valor artístico e histórico. O altar de Santa Luzia, por exemplo, alberga imagens de Santa Catarina, São Miguel Arcanjo e Santo António de Lisboa, além de um alto relevo da Santíssima Trindade e Santo António. O altar de São Bento das Pêras é notável pela sua talha dourada e pela imagem de São Bento vestido de bispo, uma representação invulgar que reflete a devoção local ao santo. Outros destaques incluem um órgão de tubos no coro alto e um púlpito a meio do corpo do templo, além de um carrilhão de 17 sinos.

Exterior e Azulejos

Externamente, a igreja é adornada com seis painéis de azulejos monocromáticos. Destes, dois situam-se nas paredes laterais das torres sineiras, dedicados a D. Nuno Álvares Pereira e Santa Mafalda, e os restantes na fachada principal, homenageando Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão, São Bento e Santo António de Lisboa.

Gondomar e Seus Encantos

Gondomar, terra de ressonâncias históricas, é um município a leste do Porto, famoso pela sua ourivesaria, especialmente pela Filigrana, uma arte delicada de trabalhar o ouro. A marcenaria e a talha, artes ligadas à transformação da madeira em peças esculpidas, são igualmente relevantes para a economia e cultura local. Além disso, Gondomar é conhecido pela construção de barcos “valboeiros”, típicos do Douro.

No âmbito turístico, Gondomar oferece uma gama variada de atrações. Destaca-se a Igreja Matriz de Gondomar, com a sua riqueza em madeira dourada, e a Quinta de Villar d’Allen, uma propriedade do século XVIII com jardins exuberantes. Para os interessados em história e cultura, o Museu da Imprensa é uma visita imperdível, mostrando a evolução da impressão desde os tempos antigos. Para os amantes da natureza, as praias fluviais no Verão e os passeios em bosques isolados oferecem momentos de relaxamento e conexão com o ambiente natural.


Localização

Morada: Rua da Lourinha 33, 4435-308 Rio Tinto

Características

  • Dá para ir de carro  Com local próximo de estacionamento para carro. Poderá estacionar por perto e ir a pé até ao local.

Atrações mais perto

A distância é a mais curta ou pelo ar.

distância: 0.68 quilómetros

distância: 0.96 quilómetros

distância: 1.24 quilómetros

distância: 1.82 quilómetros

distância: 1.94 quilómetros

distância: 2.21 quilómetros

distância: 2.64 quilómetros

distância: 2.87 quilómetros



Tempo

GONDOMAR Tempo

Videos

  • ****Igreja Matriz de Rio Tinto - Gondomar | 4k Drone Footage
  • ****🇵🇹 Igreja Matriz de Rio Tinto, Portugal #shorts
  • ****Vídeo de turismo Concello de Gondomar
  • ****Llegada a Gondomar

Localização & Mapas



Rua da Lourinha 33, 4435-308 Rio Tinto (Google Maps) (Apple Maps)

Avaliações (0)